academiapsicanalitica

Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Institucional

E-mail Imprimir PDF
Quem somos?
Somos a A.P.E.P. ACADEMIA PSICANALÍTICA DE ENSINO E PESQUISA. Um núcleo de Estudo e Pesquisas do Inconsciente humano, dos mecanismos que o regem, bem como, de todos os seus desdobramentos na vida psico-emocional, mental e espiritual do ser humano.
A formação dos alunos de psicanálise na APEP seguem uma grade curricular bastante intensa a respeito do conhecimento teórico e técinas psicanalíticas (aulas); conhecimento prático (estágios supervisionados e análises pessoais e didáticas); jornadas psicanalíticas, congressos, debates de artigos, filmes e livros relativos à visão psicanalítica, apresentação de monografia no final, bem como banca avaliadora ou examinadora do aluno. Perfazendo no total  mais de 1.600 h.

A A.P.E.P. tem uma parceria com a UFRJ, no sentido de que seus alunos façam o estágio supervisionado na AMAVILA.

A A.P.E.P. é filiada à SOCIEDADE PSICANALÍTICA MIESPERANZA, que mantém uma parceria com a UNESCO.
A A.P.E.P. está cadastrada no CNPQ, assim como a SOCIEDADE MIESPERANZA.


Objetivo da A.P.E.P: A formação de profissionais de psicanálise.

O que estuda a Psicanálise?
A psicanálise estuda a origem das psicopatologias: neuroses, psicoses, psiconeuroses... os sintomas que elas provocam, e os problemas psico-emocionais, mentais e espirituais que delas advém, atrapalhanto o ser humano em seu todo. A psicanálise vai pesquisar as causas dos registros negativos que estão no inconsciente e que disparam o gatilho dos distúrbios, dos transtornos (TOC's), dos traumas, das fobias, das depressões, das ansiedades, etc.

Que finalidade tem a Psicanálise?
O universo da psicanálise é muito amplo. Um dos pontos mais importantes é a clínica ou seja, o tratamento psicanalítico. Ela pode atuar em escolas, (na educação de modo geral), em recursos humanos de empresas, em Consultoria de empresas, em delegacias, em hospitais, em departamentos jurídicos, em consultórios particulares, em clínicas etc.

Qual é o olhar da Psicanálise nos tempos atuais?
Seu olhar contempla uma sociedade multifacetada, carente, estressada, perplexa, insegura, amedrontada, mas a psicanálise não se intimida por causa disto, ao contrário, ela tem propostas que visam tratar o homem no seu todo, ajudando-o a resgatar sua auto-imagem, seu direito de ser feliz, de realizar seus sonhos, seus projetos, suas metas e sobretudo dos fantasmas que o rondam, para enfim, o ser humano tornar-se melhor.

Por que muitas pessoas não costumam procurar tratamento psicanalítico?
a) por desinformação
b) por questões culturais
c) por preconceito pois julgam que a psicanálise é para loucos.
d) porque os sintomas das doenças psico-emocionais são invisíveis, são sentidas mas não são vistos.
e) por questões religiosas.
 

Pesquisa

Gostou do novo site da Academia?
 

Fique informado